MUNDO

09/06/2018 as 10:01

Assembleia Geral da ONU fará reunião de emergência sobre Gaza

Resoluções aprovadas pela Assembleia Geral não geram obrigações.

Foto: (Divulgação/ONU).<?php echo $paginatitulo ?>

A Assembleia Geral da ONU fará uma reunião de emergência sobre Gaza na próxima quarta-feira às 19H00 GMT (16H00 Brasília) em resposta ao pedido de um grupo de países árabes, anunciou sexta-feira em uma carta Miroslav Lajcak, presidente desta entidade.

Durante a sessão, deverá ser convocada uma votação sobre uma resolução de condenação a Israel similar à que os Estados Unidos vetaram no Conselho de Segurança, de acordo com os diplomatas.

Diferentemente das resoluções adotadas pelo Conselho de Segurança, as aprovadas pela Assembleia Geral não são vinculantes, ou seja, não geram obrigações.

"Vamos trabalhar na semana que vem para obter o maior número de votos para a votação", disse à AFP sob anonimato um diplomata de um país que apoiou a solicitação da reunião de urgência da Assembleia Geral.

Em dezembro, depois do veto dos Estados Unidos no Conselho de Segurança a uma resolução que condenava seu reconhecimento unilateral de Jerusalém como capital de Israel, os países árabes também recorreram à Assembleia Geral, onde não existe direito de veto.

Na Assembleia Geral, a resolução havia conseguido 128 votos dos 198 países-membros.


O Portal Alô News está querendo a sua opinião. Responda nossa pesquisa, clicando aqui e nos ajude a fazer um portal cada vez melhor pra você.

 

 

 

 

Com informações de AFP.

 



Tópicos Recentes