MUNDO

24/09/2018 as 14:28

Trump falará na ONU sobre melhoria na relação com Pyongyang

Presidente americano já comentou nesta segunda-feira (24) sobre uma nova cúpula com Kim Jong-un

Foto: (France Presse).<?php echo $paginatitulo ?>

Doze meses depois de sua explosiva estreia no maior palco diplomático do mundo, o presidente americano, Donald Trump, retorna à Assembleia Geral da ONU nesta segunda-feira (24) para anunciar uma mudança em suas relações com Kim Jong-un, seu inimigo número um do ano passado.

Esta segunda, em conversa com jornalistas na ONU, Trump já declarou que espera se reunir em breve com Kim e disse perceber um "progresso tremendo" nas relações.

"Parece que teremos uma segunda cúpula muito em breve", afirmou. "Como sabem, Kim Jong-un escreveu uma carta, uma bela carta, pedindo um segundo encontro, e faremos isso", acrescentou o presidente americano.

Depois de chegar à sua cidade natal no domingo (23) Trump tem um calendário apertado nos próximos dias, começando com um discurso sobre o comércio mundial de drogas nesta segunda.

Além de seu pronunciamento de amanhã na Assembleia Geral, Trump terá uma série de reuniões bilaterais com aliados. Entre eles, o presidente francês, Emmanuel Macron, a primeira-ministra britânica, Theresa May, e o premiê japonês, Shinzo Abe, com quem já se reuniu no domingo à noite.

Um dos encontros mais esperados acontece hoje, com seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, que deve informá-lo sobre a cúpula intercoreana da semana passada com Kim, em Pyongyang.

Em seu discurso de 41 minutos na Assembleia Geral em 2017, o presidente dos Estados Unidos deixou claro que queria rever o caminho trilhado no último meio século com um maior peso das instituições globais para recuperar a primazia americana.


 

 

 

 

Com informações de France Presse.




Tópicos Recentes