POLÍTICA

02/06/2018 as 17:04

Geração perdida! Antes de ressocializar é preciso “socializar” nossos filhos!

Quorum

Política
Por Habacuque Villacorte
<?php echo $paginatitulo ?>

Os sergipanos estão todos enlutados com o assassinato traumático da sargenta da Polícia Militar, Eliana Costa da Silva, que prestava serviço na Assembleia Legislativa, e foi sepultada na tarde dessa sexta-feira (1º). Eliana foi mais uma militar, mais uma mulher vítima da violência registrada em nossas ruas e avenidas, que invadiu as grandes cidades e que é cada vez mais assustadora no campo. O Estado não perdeu apenas mais uma servidora, mas uma boa cidadã e mãe de família, responsável pela Educação de seus dois filhos ainda menores.

 

Não se trata apenas do caso isolado da PM Eliana, uma servidora pública abatida em uma tentativa de assalto, quando não estava no exercício de sua profissão e que teria reagido à ação delituosa, e sim de mais uma vida ceifada pela violência, de mais uma família desestruturada e agora cheia de incertezas. Assim como ela, centenas de sergipanos vivem à mercê da criminalidade, diariamente, de jovens que trocaram o livro e o caderno, o conhecimento, pelo dinheiro fácil, pelas facilidades que o mundo do crime e das drogas proporcionam.

 

Na “outra ponta” do problema, e ainda mais assustador, é ver um menor de apenas 13 anos, praticando assaltos à mão armada nas ruas, abordando pessoas, ameaçando e vitimando, matando...a prisão deste adolescente em nada conforta porque ela não trará a vida da policial de volta; seu extermínio também não é uma alternativa, não resolve o problema e só dissemina o ódio; estamos falando de uma segunda família, no mesmo crime, também destruída e sem perspectivas. Já esfacelada, ferida e agora, certamente, discriminada e visada.    

 

Este colunista não faz apologia ao crime, não incentiva e nem defende. O crime foi cometido por um menor, de 13 anos, e ele deve ser responsabilizado sim! Deve aprender da pior forma possível a assumir as consequências de seus atos. Mas, neste caso, a responsabilidade é conjunta e deve ser dividida com todo um contexto. Entram aí a família, os amigos (em especial aos maus), a escola e o governo sim, porque é quem tem o poder social de transformar esse “sistema” tão desumano e tão desigual. Compomos uma sociedade refém dos nossos próprios erros...

 

Este colunista discorda de muitas teorias “reformadoras” onde a escola e o professor devem ser os principais responsáveis pela formação das novas gerações; o primeiro exemplo deve partir de casa, do lar, da estrutura familiar. É ali que os mais novos devem conhecer o respeito, a educação, a honestidade e a responsabilidade. E esse processo é moldado na escola. A própria mídia tem grande responsabilidade na formação (ou deformação) do ser humano, atualmente. Temos péssimos exemplos sendo propagados, sendo vendidos aleatoriamente, que entram sem “bater” nas nossas casas...

 

Eliana é apenas mais uma de várias mães trabalhadoras que continuarão sendo vítimas do crime enquanto o poder público não der uma resposta convincente, enquanto não tivermos leis mais eficientes, mais duras. O discurso de muitos “teóricos” só se consolida em seus livros e artigos. Na prática é “gente matando gente”! Enquanto os governantes do nosso País estiverem mais preocupados em “ressocializar” o cidadão do que em “socializa-lo”, essa geração que vimos nascer estará cada vez mais perdida. Os tiros dados na sargenta Eliana feriram toda uma sociedade, refém do medo. E esse não é o Brasil que eu quero...

 

Veja essa!

O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Des. Cezário Siqueira Neto, assumiu interinamente o Governo do Estado de Sergipe, nessa sexta-feira (1), e permanecerá até o dia 06. Durante cerimônia de transmissão do cargo, que aconteceu no Palácio de Despachos, o desembargador afirmou ser uma honra assumir a chefia do Executivo.

 

E essa!

“Serão cinco dias de interinidade e darei cumprimento as obrigações normais que o governador Belivaldo teria e ‘cuidarei da casa’ para que ele possa reassumir o governo com tranquilidade. Todo o Presidente do Judiciário que assume o governo do Estado se sente feliz e horando, pois não é apenas uma homenagem a pessoa Cezário Siqueira, e sim ao Tribunal de Justiça com um todo”, explicou o Governador em exercício.

 

Ruy Pinheiro

O Desembargador Ruy Pinheiro da Silva é o Presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) até a próxima quarta-feira. O magistrado assume o Judiciário sergipano em substituição ao Desembargador Cezário Siqueira Neto, que, neste período, responde pelo Governo do Estado de Sergipe.

 

Transporte coletivo

O Setransp e a SMTT informam que chegaram às empresas operadoras do transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana, mais cargas de combustível, garantindo a normalidade da operação nesse sábado (2). Graças ao racionamento de combustível adotado pelo setor do transporte com a redução estratégica da frota, de maneira que o serviço não parou totalmente em nenhum dia durante o desabastecimento com as paralisações, a operação voltou a acontecer com 100% da frota.

 

Sem meia passagem

O Setransp ratifica que não procede a informação que representantes do sindicato tenham se reunido com os vereadores Seu Marcos e Isaac Oliveira para tratar sobre a validação da meia passagem aos domingos, e nem muito menos que tal gratuidade já estará em vigor em Aracaju como fora divulgado. 

 

Gratuidade

“A gratuidade trata da lei promulgada pela Câmara de Vereadores, que ainda não passou por regulamentação para ser validada, tendo em vista que ela se refere apenas ao transporte municipal, no entanto, a operação do serviço na capital se dá de forma integrada com a região metropolitana”, explica o Setransp em nota. 

 

Seu Marcos e Isac I

Os vereadores Seu Marcos (PHS) e Isac Silveira (PCdoB) anunciaram que os usuários do transporte público de Aracaju iriam pagar apenas R$ 1,75 na passagem a partir deste domingo (3), “após  reunião com o Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros”.  

 

Seu Marcos e Isac II

De acordo com os parlamentares a determinação deveria já  está em vigor, já que foi publicada no Diário Oficial no dia 18 de maio. A Lei n°5.024, que obriga as empresas de ônibus coletivo de Aracaju  a cobrarem apenas 50 % da tarifa foi acatada pelo sindicato da categoria, que se prontificou em dialogar com a SMTT para negociar os trâmites que serão adotados a partir de agora.

 

Seu Marcos

“Fomos ao Setransp para saber o que faltava para implantar a meia-passagem, já que a Lei foi promulgada pela Câmara.  O Superintendente Aristóteles Fernades afirmou que a partir de domingo os usuários podem contar com o benefício. Estou feliz em contribuir com o trabalhador e com todos os usuários, em especial com os mais carentes”, frisou o vereador.

 

Isac Silveira

O vereador Isac Silveira, defensor do Projeto e apoiador da Lei, falou da importância da redução. “Nós queremos que a população tenha o mínimo de possibilidade de lazer. Eu vim de uma família pobre e sei o quanto  uma mãe sofre para levar seus filhos para passear, Na minha casa a gente precisava revezar. A meia passagem traz  dignidade aos aracajuanos. Vai movimentar a economia e aquecer o turismo da nossa capital".

 

Ainda o latrocínio

Agentes da Polícia Civil da DEPCA coordenados pelo Delegado Valter Simas, em menos de 24 horas do fato, apreenderam adolescente suspeito da prática de latrocínio em desfavor da policial Militar, Eliana Costa da Silva. A apreensão foi feita no bairro 17 de março, na capital sergipana.

 

Reconhecimento

Valter Simas vem a público agradecer a toda a ajuda do Dipol, na pessoa da Dra. Mayra, a todos do Cope na pessoa do Dr. André David, a todos da Polícia Militar. “Venho engrandecer a conduta dos briosos Agentes (José Almeida e Bárbara Nunes) que saíram de um Plantão em Maruim e, incansáveis, realizaram a apreensão, após diversas diligências. Presto as minhas homenagens e dou os meus parabéns de público aos dois protagonistas”, destacou o delegado.

 

Sindimed I

Em nota, o Sindicato dos Médicos relatou dados da visita realizada no Hospital Nestor Piva, quando pode constatar a “situação de guerra em que se encontrava a unidade”. Segundo a nota “com seis pacientes na estabilização, onde se tem apenas dois leitos, médicos e enfermeiros se desdobravam para ventilar com Ambu, dois dos quatros pacientes que necessitavam de ventilação mecânica. Um destes, inclusive, já se encontrava há mais de 12 horas sendo AMBUZADO. Com a superlotação do setor, os funcionários não conseguiam nem se locomover pela estabilização”. 

 

Sindimed II

“Falta de Monitor Cardíaco, de Oxímetro e de Respirador. Nessas condições precárias de trabalho e de assistência ao paciente, médicos adoecem e pacientes não tem um tratamento adequado. Apresentava ainda a enfermaria lotada, com 12 pacientes, e mais 17 internados no setor de observação, aguardando vaga para a  enfermaria”, completou a nota.

 

Demanda

Segundo a nota, uma demanda antiga dos médicos, ainda não atendida pela coordenação da rede de Urgência, era colocar um médico DIARISTA para dar assistência a esses pacientes “internados” no setor de observação, “dando uma assistência mais humana e digna aos mesmos”.

 

Mais relatos

“Durante a visita, fomos informados que um dos  pacientes que estava sendo ambuzado evoluiu para óbito. Soubemos também que duas vagas de estabilização foram conseguidas e que estavam no aguardo do SAMU para poder realizar as transferências”, completa a nota do Sindimed

 

Vai denunciar

O Sindicato dos Médicos anunciou que irá solicitar providências urgentes ao Conselho Regional de Medicina e fará as denúncias devidas junto aos órgãos competentes nos próximos dias.

 

João Daniel

“No último dia de maio, o povo brasileiro foi mais uma vez golpeado pelo governo do senhor Michel Temer, quando foi editada a Medida Provisória 839/2018 que cancela parte dos gastos de aproximadamente 50 áreas e programas governamentais que somam mais de R$ 3 bilhões. Nesse total, quase R$ 180 milhões iriam para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, criticou o deputado petista.

 

José Carlos Teixeira

A missa em intenção da alma de José Carlos Teixeira será celebrada na Igreja Católica do Bairro Atalaia, na próxima segunda-feira (4), a partir das 19 horas, em Aracaju.

 

Em Estância I

O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite, acompanhado da esposa Sônia Penalva e do filho Yuri Leite, e de líderes políticas capelenses prestigiaram a abertura dos festejos juninos da cidade de Estância a convite do prefeito Gilson Andrade e dos vereadores do município.

 

Em Estância II

O grupo estava acompanhado do líder do Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC); do senador Eduardo Amorim (PSDB); do pré-candidato a senador Heleno Silva (PRB); do prefeito de Ilha das Flores, Cristiano Beltrão; e do deputado estadual Jeferson Andrade (PSD).

 

Sônia Penalva

Filha de Estância, a ex-primeira dama de Capela, Sônia Penalva, destacou a organização dos festejos na pessoa do prefeito Gilson Andrade e disse que “percebemos a alegria contagiante da população com os festejos de Estância, minha terra natal. Destaco a organização e agradecemos ao prefeito e vereadores pela recepção ao nosso grupo”.

 

Forró BomD+

Na próxima semana a Banda Forró BomD+ estará comandando a animação dos forrozeiros no Forró do Colégio Módulo, em Aracaju. A banda tem se destacado nos festejos realizados em Sergipe pela animação e pela excelente sintonia que mantém com o público. A expectativa é por mais uma grande apresentação.

 

Cerveja sem impostos

O “Cerveja sem impostos” é um evento que ocorre há cerca de três anos em todo o Brasil. Criado pela Rede Liberdade em 2015, a inciativa chega a Sergipe no dia 5, e em Aracaju será organizado pela Juventude Libertária e apoiado pela Rede Liberdade. O evento ocorrerá na Rock'n Burger, a partir das 19 horas. “Este é um evento inédito para o nosso Estado. Só assim a população compreenderá o quão abusivos são os nossos impostos”.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

 




Tópicos Recentes