POLÍTICA

09/08/2018 as 16:14

STJ nega recurso para Lula recorrer em liberdade

Defesa destacou pontos que teriam sido violados no processo que resultou na prisão do ex-presidente

Foto: (Gabriela Biló/Estadão Conteúdo).<?php echo $paginatitulo ?>

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta quinta-feira (9) por unanimidade um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que pudesse recorrer em liberdade contra sua condenação no caso do triplex em Guarujá (SP).

Lula cumpre pena de 12 anos e um mês de detenção na sede da Polícia Federal, em Curitiba. O pedido já havia sido negado pelo relator, ministro Felix Fischer no mês passado. Os ministros do STJ entenderam não haver urgência em conferir ao recurso de Lula no tribunal o chamado efeito suspensivo, quando a execução de pena do condenado fica suspensa enquanto a apelação à instância superior não é julgada.

Na solicitação ao STJ, a defesa de Lula destacou 17 pontos que teriam sido violados no processo que resultou na prisão do ex-presidente ou que atestam a ilegalidade da medida. Os advogados argumentaram ainda que os direitos de Lula estão sendo seriamente cerceados por ele estar impedido de participar do processo eleitoral.

Ontem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, aceitou a retirada do recurso protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pedia a liberdade do petista, mas que também discutia a inelegibilidade. O objetivo dos advogados é evitar que o Supremo impeça o registro da candidatura do político antes que o partido o fizesse, em 15 de agosto.

 

 

 

 

Com informações de Destak Jornal. 




Tópicos Recentes