POLÍTICA

31/10/2018 as 14:13

Marcos Pontes é confirmado como Ministro da Ciência e Tecnologia de Bolsonaro

Pontes se tornou o primeiro brasileiro no espaço em uma viagem até a Estação Espacial Internacional em 2006

Foto: ( BRUNO ROCHA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO).<?php echo $paginatitulo ?>

Primeiro brasileiro a ir ao espaço, o tenente-coronel da reserva Marcos Pontes foi confirmado, na manhã desta quarta-feira (31) como ministro de Ciência e Tecnologia da futura gestão do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

O nome do astronauta já era aventado para o cargo durante a campanha, mas a certeza da indicação foi ganhando força às vésperas do pleito de segundo turno. Na última segunda-feira (29), o próprio militar confirmou, em suas redes sociais, que havia recebido o convite e que o aceitaria. Em vídeo publicado no Facebook, Pontes classificou o momento como "histórico" para o Brasil.

"Como vocês sabem, ele tem falado sempre no meu nome, mais ou menos como o "posto Ipiranga" da Ciência e Tecnologia (...) Eu estou muito feliz de ter participado não só da campanha, mas também da oportunidade de participar deste novo governo em uma área que tem sido a minha vida por 41 anos", afirmou.

Perfil

Nascido em Bauru, Pontes tem 55 anos. Formou-se bacharel em Tecnologia Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo, em 1984. Cinco anos depois, ingressou no curso de Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo. Em 1998, obteve o mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Califórnia. Também é diplomado em Administração pública pela Academia da Força Aérea Pirassununga.

Pontes se tornou o primeiro brasileiro no espaço em uma viagem até a Estação Espacial Internacional em 2006. Ele decolou do Cazaquistão a bordo de uma nave russa Soyuz TMA-8. Foi agraciado com a Medalha Santos Dumont e com a Medalha de Ouro Yuri Gagarin, pela Federação Aeronáutica Internacional.

Casado com Franciska de Fátima Cavalcanti, tem dois filhos.


 

 

 

 

Com informações de Destak Jornal.




Tópicos Recentes