SAÚDE

13/01/2019 as 10:05

6 dicas para se proteger do calor intenso

É necessário evitar algum alimento? E atividades físicas? Confira as recomendações

Foto: (Unsplash).<?php echo $paginatitulo ?>

 

O verão é a época do ano mais aguardada por boa parte dos brasileiros devido às altas temperaturas, porém, são necessários cuidados para o calor intenso não acarretar problemas de saúde. Usar filtro solar e beber água recomendações básicas, mas há outras dicas para manter o corpo e a alimentação em dia.

Confira as dicas de Dr. José Carlos Riccardi Guimaraes, dermatologista e membro da Doctoralia, plataforma que conecta profissionais de saúde e pacientes, sobre os efeitos nocivos do calor e como se proteger.

1 - Como se proteger dos efeitos nocivos das altas temperaturas?
As medidas mais básicas para se proteger são não se expor ao sol intenso, dando preferência a horários como antes das 10h e após as 17h, vestindo roupas mais leves, que ajudam na absorção do suor. Em ambientes internos, utilizar ao máximo mecanismos de ventilação, como ventiladores, especialmente equipamentos que ajudem a umidificar o ar, e ar condicionado. E, claro, beber muita água.

2 - Qual a quantidade diária mínima de água para se manter hidratado?
Cerca de 2 litros de água por dia.

3 - Quais tipos de comidas devem ser evitados? E quais alimentos recomenda?
Deve-se evitar alimentos muito condimentados e gordurosos, como churrasco, feijoada e mocotó, que são os exemplos mais clássicos. Por outro lado, aposte em pratos mais coloridos, como legumes verde-claros e verduras verde-escuras, além de frutas vermelhas. Os alimentos devem ser pouco condimentados e ter baixo valor calórico.

4 - Qual é a importância dos protetores solares? De quanto em quanto tempo precisa ser reaplicado?
Costumo dizer que o protetor solar não é um passaporte para o sol. Por isso, deve-se evitar, acima de tudo, horários de sol intenso, uma vez que é quando os raios ultravioletas são ainda mais nocivos. Além disso, é preciso ter cuidado com a radiação que o corpo recebe indiretamente por reflexão, chamado albedo, que é quando o raio solar reflete na água, na areia e até na neve, podendo causar queimaduras.
Em relação à reaplicação do protetor solar, ela deve ser feita a cada duas horas, caso não haja suor em excesso nem contato com a água (mar, piscina, chuva...). Se suar muito ou estiver com o corpo molhado, reaplique após secar-se. Aliás, vale dizer, o tempo de reaplicação vale mais do que o Fator de Proteção Solar (FPS) de um produto.

5 - Quais cuidados se deve ter com as crianças?
O maior protetor solar da criança é o pai, a mãe ou outra pessoa responsável por ela. Por isso, esteja atento e jamais deixe crianças de até 6 meses de idade expostas ao sol. Até essa idade, a exposição solar deve ser gradativa, até às 9h e após às 17h.

6 - Em qual faixa horária se pode praticar esportes durante o verão?
Sempre que a temperatura estiver mais amena. Isto é, antes das 9h e após as 19h.


 

 

 

 

Com informações de Destak Jornal.




Tópicos Recentes