SAÚDE

22/01/2019 as 09:42

Mais Médicos: profissionais têm novas datas para escolher municípios

Brasileiros poderão escolher a localidade nos dias 7 e 8 de fevereiro, enquanto estrangeiros inscritos no programa terão os 18 e 19 do mesmo mês

Foto: (Divulgação/ Ministério da Saúde).<?php echo $paginatitulo ?>

 

Brasileiros formados no exterior e estrangeiros inscritos no Programa Mais Médicos têm novas datas para selecionar os municípios que ainda têm vagas abertas. Os nativos terão os dias 7 e 8 de fevereiro para escolher a localidade no site do programa. Nos dias 18 e 19 do mesmo mês, será a vez de estrangeiros terem acesso ao sistema para optar pelas vagas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a alteração no cronograma do Mais Médicos se deu por conta do período de carnaval, que seria durante o acolhimento dos médicos. Com a mudança, a validação dos médicos brasileiros que estão com a documentação correta está prevista para ser divulgada no dia 31 de janeiro. No dia 12 de fevereiro, será divulgado o resultado dos médicos estrangeiros, que terão a mesma oportunidade, conforme o novo cronograma.

Após a escolha desses profissionais, o governo federal deve publicar, nos dias 13 e 21 de fevereiro, a lista com os nomes de brasileiros e estrangeiros respectivamente alocados nas cidades selecionadas. Ao todo, 10.205 profissionais brasileiros e estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior (sem registro no Brasil) completaram a inscrição no Mais Médicos.

As inscrições para o atual edital começaram com profissionais com registro no Brasil escolhendo as cidades disponíveis. Balanço divulgado no último dia 15 pela pasta mostra que 82% das vagas já foram preenchidas. Os postos que estiverem em aberto serão disponibilizados nesta próxima etapa.

Confira o cronograma do Mais Médicos:

- 31/01 - Publicação da validação dos documentos dos brasileiros formados no exterior.
- 07/02 - Publicação da relação dos municípios com vagas remanescentes.
- 07 e 08/02 - Brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.
- 12/02 - Publicação da validação dos documentos dos estrangeiros formados no exterior.
- 18/02 - Publicação da relação dos municípios com vagas remanescentes.
- 18 e 19/02 – Estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.

O último balanço do programa Mais Médicos, divulgado na última sexta-feira (11)pelo Ministério da Saúde, aponta que das 8.517 vagas abertas após a saída dos médicos cubanos 1.462 ainda não foram preenchidas, número representa 17,2% dos postos de trabalho.

Na quinta-feira (10), o prazo para que médicos brasileiros com registro profissional no país se apresentassem nos locais onde escolheram atuar terminou. Nesta fase dos novos editais, dos 1.707 que se inscreveram nesta etapa de seleção, 1.087 compareceram aos municípios escolhidos.

As 620 vagas que não foram ocupadas foram somadas a outras 842 que também não tinham sido preenchidas após o fim da primeira etapa do Mais Médicos , encerrada em 18 de dezembro. Agora, as mais de 1,4 mil vagas serão oferecidas a médicos que têm diploma estrangeiro — mesmo sem a revalidação do documento.


 

 

 

 

Com informações de IG.




Tópicos Recentes