24/09/2018 as 10:32

A Coca Zero sai de linha

Ponto de Vista, Por Ivan Valença

Ponto de Vista

Política
Por Ivan Valença
Foto: (Reprodução).<?php echo $paginatitulo ?>

"Sem alarde, a Coca-Cola aposentou a Coca-Cola Zero. Não fez campanha publicitária, não divulgou anúncios à imprensa, mas o rótulo do refrigerante já mudou. Agora, apenas o aviso “sem açúcar” no alto da lata, envolto com a tarja preta, cor que caracteriza a extinta Coca Zero , lançada em 2007 no Brasil. A ideia é ter a CocaCola “original” e a “sem açúcar” que tem tem o mesmo sabor da extinta Zero. Este é um posicionamento definido pela matriz americana para o mundo inteiro. A propósito, também deixou de existir a Coca-Cola com Stevia, lançada por aqui e 2016”. (Nota na coluna de Lauro Jardim, de “O Globo”, no último final de semana).

A Coca-Cola Zero se vai mas deixa alguma saudade em seus consumidores. A sua composição química abusava do sódio, o que, naturalmente, não era bom para a saúde de quem a bebia o refrigerante com regular frequência, como era o meu caso.  Aos portadores de diabetes, também como eu, não se recomenda beber a Coca-Cola normal pelo teor muito forte de açúcar. Estamos, como se vê, órfãos de refrigerantes à base de coca – muitos dizem que isso é apenas a cocaína aliviada do seu conteúdo vicioso. Não sei se é verdade. Vou tentar encontrar por aí – já está vendendo nos supermercados daqui – a Coca-Coca sem açúcar. E experimentar para ver se me acosotumo.

Isso me faz lembrar como sou viciado em refrigerante. Quando era criança não deixava faltar lá em casa um refrigerante fabricado aqui mesmo em Aracaju,, do qual eu gostava muito. Chamava-se Jade e era feito à base de laranja. Àquela época vendia bem até que a Coca-Cola chegou por aqui e com o poderio da publicidade – anúncios de página inteira em revistas semanais – foi conquistando o paladar da gurizada e dos adolescentes.

Também por esta época  apareceu refrigerantes à base de uva e a indústria que lançou a Coca-Cola preparou o terreno para a Fanta. Parecia um pouco com os refrigerantes lançados pela Brahma, mais conhecida como fabricante de cerveja. Talvez por isso não fosse tão doce quanto outros refrigerantes mas não fez o sucesso esperado. Aí veio a Coca-Cola Zero que agora também se vai...




Tópicos Recentes