19/06/2018 as 13:28

3 perguntas que te reprovam na hora da entrevista

Por Cledson Nunes O Buliçoso

O Buliçoso

Motivação, educação e trabalho
Por Cledson Nunes
<?php echo $paginatitulo ?>

Por que você saiu da última empresa?

Geralmente essa pergunta aparece no decorrer da entrevista quando o recrutador (experiente) quer te desconsertar e saber os motivos e suas explicações de sua saída. Se você estiver desempregado diga que sua saída decorre de redução de custos da empresa, aliás, a crise econômica fechou várias empresas no país... Evite gerar mal-estar expondo os problemas da empresa anterior, nem fale mal do ex-patrão! Seja polido e profissional.

Por que você quer essa vaga de emprego?

O recrutador quer saber qual a sua motivação de estar ali no momento da entrevista. Não diga:  ah, entreguei vários currículos e aqui foi onde me abriu a oportunidade... Ao invés disso diga: Porque a empresa é referência no mercado (Se ela realmente for, cuidado para não cometer uma gafe)... Ou: por causa da descrição da vaga, por causa dos novos desafios oferecidos... Pelas oportunidades a Médio e longo prazo, oportunidade de desenvolvimento profissional, etc. Essas são possíveis boas respostas que você poderia dar a essa pergunta.

Aconselho que pesquise a empresa que lhe convidou para o processo seletivo, o seu mercado de atuação, seus concorrentes, faça uma varredura completa. Isso será de grande importância e te destacará dos demais, além de lhe auxiliar na resposta a pergunta acima.

Qual a sua pretensão salarial?

Esta é uma pergunta que “pira” muita gente, principalmente os recrutadores. Para essa pergunta você pode responder: estou aberto a propostas, a negociação, pois realmente quero voltar ao mercado de trabalho em uma empresa que me oferece desafios e oportunidades. Estou motivado e interessado em participar da equipe. Mas se o recrutador apertar o cerco e quiser saber quanto, você pode responder a sua faixa salarial profissional anterior, ou faixa média salarial da sua profissão. O que vale nessa hora é saber quanto se paga em médio no seu estado e a média salarial nacional. Esteja inteirado e informado, mas se realmente a vaga lhe interessa esteja aberto a negociação.

Obs: As respostas acima podem ser mudadas e adequadas a sua história e perfil profissional, elas apenas ilustram e dão base a quem possui dificuldades em respondê-las, mas tenho certeza que pode ajudar a muitos. Veja também os outros artigos! Até a próxima.

 

Cledson Nunes

DRT 2312/SE

Jornalista

 

E-mail: cledsoncns@hotmail.com

FanPage: Preciso de Emprego




Tópicos Recentes