08/10/2018 as 15:11

O dia das eleições

Ponto de Vista, por Ivan Valença

Ponto de Vista

Política
Por Ivan Valença
Foto: (Nelson Jr./TSE).<?php echo $paginatitulo ?>

No momento em que o internauta estiver passando uma vista d´olhos neste texto, para honra do escriba, ele já estará com o resultado das eleições a sua disposição. Quem vai para o segundo turno nas candidaturas a Presidente da República e Governador do Estado. Tenho a impressão que esta foi a maior eleição já realizada no Brasil, tanto pelo número de eleitores como pelo número de candidatos. Mas, apesar disso, tudo caminhou dentro dos conformes e às cinco da tarde de domingo as sessões receptoras dos votos foram fechadas.

O TSE – e os TREs dos Estados – tiveram uma trabalheira danada para que tudo ocorresse normalmente. Como evitar a boca de urna, por exemplo,  é dos casos mais graves que os mesários têm que prestar atenção e agir na mesma hora. Ademais, há os problemas que ocorrem com as  próprias máquinas de votação que, embora testadas pelo TER podem dar panes inesperados o que, em alguns casos, exige até a troca do equipamento, o que não levava mais do que 30 minutos. Não houve maiores atrasoso por causa desses problemas.

O que atrapalhou mesmo a votação foi o eleitor que não levou a célebre colinha de casa, com nomes e números dos candidatos. Vimos muita gente procurar nome e número do seu candidato nas listas  que o TER pôs a disposição do eleitor em cada sessão eleitoral. Não havia ninguém do TRE para ajudar o eleitor neste momento que o deixa muito nervoso.

A “cola” passou a ser muito importante porque a consulta às listas mais das vezes demora além do necessário.  As pessoas que têm deficiência de leitura eram os mais problemáticos, principalmente em sessões mais afastadas do centro da cidade.   Fico me imaginando uma sessão de votação em povoados dos cofins de Judas do interior do Estado. Deve dar uma trabalheira danada aos mesários...

O fato, porém, é que houve poucos incidentes na hora de votação. Nada que possa deixar o Tribunal Regional Eleitoral preocupado para as próximas eleições.




Tópicos Recentes