04/12/2018 as 15:35

Sorvete Caseiro de Coco

“A comida é bela quando há amor nela, mas quando é feito pra conseguir sorriso não há nem palavras pra descrever”. Coluna Gourmet, por Elisângela Nunes

Coluna Gourmet

Gastronomia
Por Elisangela Nunes
Foto Enviada pela colunista.<?php echo $paginatitulo ?>

 

“A comida é bela quando há amor nela, mas quando é feito pra conseguir sorriso não há nem palavras pra descrever”.

Olá meus amores!!! Bom, chegamos em dezembro e com ele vem também uma variedade de coisas boas como as férias escolares, o Natal, o ano novo, e o verão que será o nosso assunto.

Aqui no Nordeste, não sentimos muito frio. Costumo brincar que temos quatro estações: verão, verão, verão e verão kkkkkk. Brincadeira a parte, vamos falar no que de fato é importante.

O verão, praia, mar, piscina, rios e cachoeiras, são as diversões mais procuradas nessa estação, e confesso que é uma delícia mesmo.

Quem não gosta de se refrescar? Porém, tem uma iguaria que é a campeã de pedidos tanto para crianças quanto adultos. E bem verdade que além dessa iguaria é muito importante tomarmos bastante água e não esquecer o protetor solar. Cuidar da saúde é essencial para aproveita muito esses momentos!

Enfim, irei falar sobre essa delicia, o SORVETE. Uma delícia, com diversos sabores e combinações jamais vistas. Ele simplesmente não precisa de muitas apresentações, ele fala por si só. A história do sorvete é tão encantadora quanto ele. Vale a pena acompanhar, irei trazer nessas duas semanas um resumo dessa história, origem e etc, e como de costume receitas e dicas.

OBS: Também trarei assunto sobre a Ceia de Natal, ok? Acharam que tinha esquecido foi??? Jamais!!!

Origem

A origem do sorvete causa polêmica, mas ele é unanimidade na hora em que a temperatura sobe, o verao está apenas no começo e os termômetros já dizem que é tempo de vestir o menor número de roupas possível e de se refrescar quantas vezes por dia você puder. E é quando a temperatura beira absurdos 40 graus que um dos melhores companheiros da caminhada é o sorvete. De massa, no palito ou daqueles feitos em casa, é difícil achar alguém que não aprecie esta delícia.

História

O sorvete teve origem no Oriente

Muita gente desconhece a origem do sorvete. Existem várias teorias sobre o surgimento desta iguaria. O primeiro relato sobre o sorvete data de mais de 3 mil anos atrás, e tem sua origem no Oriente. Os chineses costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturado à neve, algo parecido com a atual raspadinha.

O Imperador Nero, há cerca de mil e novecentos anos atrás, mandava seus escravos às montanhas buscarem neve, que era utilizada para o congelamento do mel, polpa de frutas ou sucos. No século 14, o veneziano Marco Polo voltou de sua famosa viagem ao Oriente. Além de introduzir o macarrão na Europa, Polo trouxe uma receita para fazer sorvetes de água, muito parecidos com os atuais.

No século 17, quando o monarca Francisco I esteve em campanha na Itália, decidiu levar para seu filho, o Duque de Orleans, uma noiva, Catarina de Médicis. A ela atribui-se a introdução do sorvete na França. Neste mesmo país, em 1660, Procopio Coltelli inaugurou, em Paris, a primeira sorveteria do mundo.

A neta de Catarina de Médicis casou-se em 1630 com Carlos I da Inglaterra e, segundo a tradição da avó, também introduziu o sorvete entre os ingleses. Os colonizadores britânicos levaram o sorvete para os Estados Unidos.Em 1851 os Estados Unidos viveram um dos momentos mais importantes da história do sorvete: o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes, produzindo em grande escala e sendo copiado por outros em Washington, Boston e Nova York.Em 1879, também nos Estados Unidos, é inventado o “Ice Cream Soda”. O aparecimento da casquinha possui duas versões: uma de que teria surgido em 1896 na Itália, e outra que diz que ela foi inventada em 1904 nos EUA. O picolé apareceu na Itália no início do século 20.

O sorvete no Brasil - A primeira sorveteria do Brasil nasceu em 1835

A primeira sorveteria brasileira nasceu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo. As sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo. No Brasil, o sorvete chegou a ser considerado o precursor do movimento de liberação feminina. Para saboreá-lo, a mulher praticou um de seus primeiros atos de rebeldia contra a estrutura social vigente, invadindo bares e confeitarias, lugares ocupados até então quase que exclusivamente pelos homens.

Evoluindo a passos curtos, esta guloseima só teve distribuição no país em escala industrial em 1941, quando foi fundada na cidade do Rio de Janeiro a U.S. Harkson do Brasil, nos galpões alugados da falida fábrica de sorvetes Gato Preto.Seu primeiro lançamento, já com o selo Kibon, foi o Eski-bon. Desde então, a população foi se tornando cada vez mais adepta: dados recentes apontam que o país consome cerca de 200 mil toneladas de sorvete por ano.

Aqui em casa esses dias está um tal de fazer sorvete que é uma beleza. Acho que é o calor que está fazendo, que está nos inspirando. Fiz o Sorvete de Gelatina de vários sabores e aproveitei e fiz um de coco, usando gelatina, que eu estava devendo.

Vamos a receita !!!!!!!!

 

SORVETE CASEIRO DE COCO

Ingredientes para 1,5 litro de sorvete:

1 lata de leite condensado

2 caixinhas de creme de leite (de 200 g cada)

1 vidro de leite de coco (de 200 ml)

1 vidro de leite comum (use o vidro de leite de coco para medir)

1 envelope de gelatina sem sabor (12 g) dissolvido em 5 colheres de sopa de água

Coco em flocos para polvilhar (opcional)

Modo de Preparo

Como dissolver a gelatina

Coloque as 5 colheres (de sopa) de água em uma tigela, polvilhe vagarosamente o pó da gelatina por cima da água. Depois leve ao micro-ondas por 15 segundos ou ao banho-maria até dissolver completamente (ele fica totalmente líquido).

Como fazer o sorvete

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o coco em flocos. Bata até ficar homogêneo. Despeje em um recipiente e leve ao freezer ou congelador para endurecer. Quando estiver quase duro, coloque na batedeira e bata por 10 minutos. Ele vai ficar fofo. Despeje em um recipiente para sorvete e polvilhe flocos de coco por cima. Leve ao freezer até endurecer.

Dica da chefe:

  • Antes de tomar o sorvete, retire do freezer uns 10 minutos antes.
  • Faca crouton de côco (açúcar e pedaços de coco) leve ao fogo até dourar.

 

NOSSOS SERVIÇOS

→ Trabalhamos com todos os tipos de eventos

→ Oferecemos kit festa 

→ Oferecemos cesta de café da manhã e festa na caixa,

→ Oferecemos serviço de congelamento com cardápio variados 

→ Oferecemos cursos para iniciantes na areia da gastronomia 

→ Oferecemos serviços de Buffet com equipe qualificada

Novidade!!! Estamos com serviço de chef em casa

 

OBS: Já estamos com a agenda aberta para festa de fim de ano. Isso inclui, confraternizações de trabalho, natal e ano novo.  Contrate agora!!!! Entre em contato (79) 99933-7095/ E-mail: chefgourmetlinunes@gmail.com. Nos siga no Instagram elisangelasantos_40 

 




Tópicos Recentes