22/01/2019 as 17:22

Porcelanato, qual o ideal para você?

Arquitetura e Decoração, por Luize Correa

Arquitetura e Decoração

Arquitetura
Por Luize Correa
Fotos: (Site da Cerâmicas Portobello).<?php echo $paginatitulo ?>

 

Oi amigos e amigas a um tempo atrás falei sobre revestimentos, mas como todos os assuntos temos muitos desdobramentos, hoje vou falar exclusivamente de porcelanatos. Mas por que eu resolvi abordar esse assunto. Muitas pessoas cometem muitos erros na hora da compra de um porcelanato, por isso resolvi dar umas dicas.

Então vamos lá:

1 - Arrancar o piso ou assentar por cima :Tudo depende, o piso para ser assentado por cima, é chamado Slim, é um piso mais fino e tem uma argamassa própria para esse assentamento, outro detalhe, não é qualquer piso que pode ser assentado outro piso, á ardósia por exemplo, não aceita nenhum revestimento em cima de espécie alguma. Mais um detalhe, antes de assentar tem que observar soleiras, portas e rodapés para ver a viabilidade técnica.

2- Piso errado, para locais errados: Quando compramos o porcelanato, está escrito na caixa, no catalogo ou no site, as informações mais importantes, como se é para áreas domesticas ou de grande circulação, grau de absorção de água, dureza, e muito mais. O vendedor competente quando não está com o projeto na mão, ele pergunta para que área será utilizado. Prestem a atenção.

3- Polido ou acetinado: Porcelanato polido, todo mundo acha lindo, perfeito parece um espelho, tudo verdade, mas também é o revestimento mais liso e escorregadio que tem. Inviável para áreas molhadas, com risco de queda, principalmente para idosos, animais e crianças. Para ser colocado em áreas comerciais e de grande circulação tem que está especificado na caixa. Vou explicar, quando não está especificado que é para áreas de grande circulação e é assentado mesmo assim, você perde a garantia do porcelanato. E o grande fluxo de pessoas passando nesse piso pode tirar o brilho e desgasta-lo com menos tempo. Por isso é importante está especificado. O porcelanato acetinado, também é lindo, também tem qualidades. Ele é aconselhado para áreas molhadas, não escorrega tanto quanto o polido, recomento o porcelanato acetinado para casa com idosos.

4- Peças grandes ou pequenas: O tamanho ideal para o porcelanato, depende do tamanho do seu espaço. Hoje temos porcelanatos de todos os tamanhos chegando até 2.50x1.50m. Os formatos podem variar de acordo com o projeto e da necessidade da paginação. Muitas vezes colocamos o arremate de um lado ou outro para que possamos economizar na compra de material. Peças grandes tem menos rejuntamentos.

5- Liso ou não: Os porcelanatos podem ser lisos ou com desenhos, muitos deles pode ser confundido com pedras de granito tamanha semelhança. Um conselho, não compre na emoção. Pense que você irá olhar para ele pelo menos 10 anos ou mais. É a hora de pensar no investimento. Porcelanato não se troca, como se troca de roupa, então vale a pena investir em um material de qualidade, com garantia, com especificação correta.

6- Um assentamento errado acaba um porcelanato: Não é todo mundo que consegue assentar uma pedra de porcelanato com qualidade, essas pedras tem uns segredos, como atrás da pedra tem uma seta para que todas as pedras fiquem na mesma posição e o desenho não fique doido. Existe no mercado um clip alinhador que trava o piso no mesmo nível em todas as pontas. E o mais importante ter um profissional responsável e com experiencia. Nesse ponto o barato sai caro.

7- O que é retificado: O famoso retificado, o que significa. A borda é reta. E o espaçamento entre uma pedra e outra é mínima de milímetros. Também está especificado na caixa.

8- O barato que sai caro: O X da questão, quando o barato sai caro. Eu chamo de economia de palito. Comprar material de qualidade e mão de obra qualificada é 80% do sucesso de um assentamento, os outros 20% deixo para os imprevistos.

São chamados de porcelanato revestimentos de piso e parede, hoje falamos de piso. Pois é, são muitos assuntos que giram em torno do porcelanato.

Um profissional de Designer de Interiores ou Arquitetura, está preparado para colocar em seu projeto as especificações técnicas que são relevantes as suas necessidades, a entrevista inicial é para ouvir e estudar o que se deve ou não fazer.

Tenham todos uma boa semana e me sigam nas redes sociais.

 

Luize Corrêa

(Designer de Interiores)

Tel (71) 988080047

Instagram @luizecorrea

E-mail luizecorrea@hotmail.com

 




Tópicos Recentes