SERGIPE

17/04/2019 as 07:55

Justiça suspende hibernação da FAFEN em Sergipe

Liminar tem prazo de até um mês para que seja cumprida

<?php echo $paginatitulo ?>

O embróglio envolvendo a Fábrica de Fertilizantes (Fafen) ganhou mais um episódio. O juiz federal Ronivon de Aragão, da 2ª Vara Federal de Sergipe, determinou que o processo de hibernação seja suspenso.

De acordo com a liminar, a hibernação da fábrica da Petrobras não respeita todas as medidas necessárias de prevenção a danos ambientais e deve ser suspensa em até um mês.

Com grande impacto socioeconômico e ambiental, a hibernação da Fafen tem sido alvo de diversas ações do governo do estado e vários políticos sergipanos, que buscam junto a Petrobras, reverter o desligamento da fábrica localizada em Laranjeiras.

A estatal brasileira, que anúnciou a hibernação das duas fábricas de fertilizantes (localizadas na Bahia e em Sergipe) em março de 2018, tem alegado prejuízos em sua operação. Segundo a direção da Petrobras, mesmo com a desativação da fábrica, a planta continuaria seguindo os níveis de exigência e de controles ambientais, cenário que é confrontado pelos relatórios de fiscalizações da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

Vale lembrar que o processo de hibernação foi iniciado sem licença ambiental, causando multa de R$ 50 milhões à Petrobras em fevereiro de 2019.

 

por Rafael Lopes

Redação Alô News




Tópicos Recentes