SERGIPE

01/11/2019 as 14:45

Aumenta a quantidade de óleo nas praias do litoral sul de Sergipe

Mancha de óleo nas pedras da Coroa do Meio na Praia Formosa

<?php echo $paginatitulo ?>

A substância oleosa que chega a Sergipe pelo mar desde o mês de setembro ganhou novas proporções na última quinta-feira, 31. Técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) revelam que a quantidade da substância aumentou nas praias do litoral sul. A mancha agora chega mais espessa e em quantidades maiores na localidade.

“De ontem para cá aumentou a quantidade da substância oleosa em comparação as duas últimas semanas. Mesmo não tendo a certeza do cessamento do fator gerador, a incidência estava mais estável e as manchas mais granuladas, mas desde ontem ela começou a ficar mais intensa, mais espessa e o pico maior é no litoral sul a partir da Praia dos Artistas, em Aracaju, até a praia do Saco. Não é toda extensão, mas há pontos com bastante substância. No litoral Norte também ainda há incidência, mas em menor quantidade”, explica Gilvan Dias, presidente da Adema.

 

A mancha, que antes estava mais fragmentada, aparece agora mais espessa (Foto: Reprodução de Vídeo do Aracaju Agora Notícias)

O órgão ambiental continua preocupado com a chegada das manchas aos estuários, mangues e rios do Estado. Gilvan conta que a área mais afetada é no Rio Vaza-Barris na proximidade da Praia do Viral. “Há locais também do Vaza-Barris na região de São Cristóvão e Itaporanga, alguns pontos do Rio Sergipe, e estamos verificando a incidência no Rio do Sal em Nossa Senhora do Socorro”, conta.

Kits de EPIs

Os kits com os equipamentos de segurança (EPIs) prometidos há cerca de 15 dias pelo Governo Federal ainda não chegaram a Sergipe. De acordo com Gilvan, os kits que foram distribuídos foram dações de empresários sergipanos e da Sergas. “O GF sinalizou há 15 dias que em 48 horas mandaria 500 kits de EPIs para Sergipe, isso não foi feito. Na visita do ministro Gustavo Canuto ao Estado ele reforçou a promessa e ampliou para mil a quantidade de kits, mas Sergipe não recebeu nenhum kit do Governo Federal”, afirma.

A limpeza das praias do litoral sergipano continua. Ao todo 50 oficiais do Exército, 120 terceirizados da Petrobras, 30 terceirizados da Prefeitura de Aracaju e voluntários se dividem em equipes na limpeza das praias. Algumas prefeituras também estão auxiliando, mas não diariamente.

“Distribuímos os kits de EPIs que foram doados tanto para os profissionais do Exército e terceirizados, quanto para alguns voluntários. Mandamos kits também para as prefeituras de Aracaju, Brejo Grande, Pacatuba, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Indiaroba, Estância, além do Ibama e Marinha do Brasil”, aponta.

Recurso

O Governo Federal repassou para o Estado de Sergipe R$ 2,5 milhões que serão utilizados para a limpeza das praias. O presidente do órgão ambiental conta que há muito material acumulado que está sendo retirado das praias e é preciso dar a destinação correta o quanto antes aos resíduos. “Esse material está sendo armazenado em um local licenciado ambientalmente, mas o local é provisório, numa unidade da Petrobras em Carmópolis. Essa verba é específica para limpeza das praias, contratação de equipes, recolhimento e destinação. Não pode ser usado para outra coisa”, esclarece.

Gilvan conta que está se discutindo o coprocessamento da substância retirada das praias na geração de energia para empresas que trabalham na fabricação de cimento, mas as tratativas estão acontecendo porque as empresas estão cobrando para receber e utilizar a substância.

“Por que teremos que pagar se a empresa vai usar a substância na geração de energia na sua fabricação? Foi cobrado R$ 340 por tonelada da substância. Estamos também realizando testes para saber se a queima desse material não libera mais poluentes do que o permito. São algumas coisas que precisam ser analisadas e o tempo está correndo, mas mesmo se tratando de uma situação de emergência é preciso adotar alguns trâmites para não termos problemas maiores futuramente”, conclui.




Tópicos Recentes