SERIES E FILMES

05/01/2019 as 08:00

Aplicativo brasileiro, MateRate ajuda a escolher filmes e séries

Com base nos gostos pessoais dos usuários, o app MateRate sugere opções para assistir nos serviços de streaming e no cinema

<?php echo $paginatitulo ?>

Seja em frente à televisão, conectado a um serviço de streamingou na bilheteria do cinema, a indecisão costuma acompanhar muita gente na hora de escolher o que assistir. Há uma série de serviços virtuais que prometem solucionar esse problema e facilitar a vida do espectador. Um deles é o aplicativo brasileiro MateRate, que ajuda a encontrar o filme ou a série perfeita o mais rápido possível, baseado nos gostos pessoais de cada usuário. 

Disponível para download gratuito na App Store e no Google Play, a plataforma oferece uma lista personalizada com recomendações de títulos. Para isso, o sistema leva em conta as avaliações que o visitante faz de cada produção audiovisual. As previsões vão ficando mais precisas à medida que o número avaliações aumenta. Ao invés de notas ou as tradicionais estrelas, os filmes e séries são carimbados com uma escala de reações que vai do "boo" (vaia) ao "wow" (admiração).

"O MateRate te permite selecionar suas plataformas de streaming para, em seguida, ordenar os catálogos completos de acordo com o seu gosto. Por exemplo: você assina Netflix e Telecine, que tem por volta de cinco mil títulos disponíveis. Como saber o que assistir nesse mar de opções? O Mate ordena essas atrações a partir do que você mais vai gostar", explica o administrador de empresas carioca Felipe Esteves, um dos criadores do serviço.

Por meio da ferramenta de busca do aplicativo, é possível encontrar um filme específico. O MateRate indica onde o conteúdo está, além de exibir os valores, facilitando a comparação de preços. Para acessar o conteúdo, basta clicar no link e ser encaminhado para a plataforma escolhida. 

O jeito tradicional de ver cinema não é desprezado pelo sistema, que apresenta também as salas de exibição mais próximas, direcionando para a página de escolha de assentos e compra de ingressos. "Ir ao cinema ainda é uma experiência inigualável. O modelo está em crise, mas nunca vai desaparecer", defende. 

Se a dúvida é saber o que ver na companhia de alguém, o serviço oferece ainda a possibilidade de mixar perfis diferentes, indicando opções que agradem a todos. O usuário pode verificar as avaliações de outras pessoas, comentar, criticar e compartilhar. O sistema ainda avisa quando um novo episódio ou temporada deve entrar no ar. 

Disponível ainda em sua versão beta, o MateRate levou três anos para ficar pronto. Para 2019, a principal novidade é uma ferramenta que ajuda a decidir o que assistir nos festivais de cinema. "Fizemos o primeiro teste com ela no Festival do Rio, neste ano, e a ideia é usá-la nos principais eventos", conta. 

Outros aplicativos

Filmow

Funciona como uma rede social colaborativa com foco em filmes e séries. Além de dar a possibilidade de organizar listas, fornece informações sobre os títulos, como fichas técnicas e classificações.

Upflix

Para quem tem dificuldades em encontrar opções para assistir na Netflix, esse aplicativo mostra as novidades do serviço de streaming. Todos os títulos adicionados recentemente são exibidos em uma lista, na ordem de estreia.

Cinemaniac

Permite que o usuário crie uma lista com as obras que deseja assistir no futuro e marque as que já foram vistas. Também permite pesquisar títulos, usando os nomes dos atores e diretores, além de oferecer informações sobre as produções.

Por: Daniel Medeiros 




Tópicos Recentes