SEX APPEAL

03/10/2018 as 09:22

Como engravidar? Cientistas descobrem horário e meses ideais para fazer sexo

Uma pesquisa realizada na Suíça analisou mais de 7 mil homens e conseguiu identificar quando os espermatozoides são mais saudáveis para a fertilidade

Foto: (shutterstock).<?php echo $paginatitulo ?>

Muitos casais sonham em ser pais, mas nem sempre engravidar é uma tarefa simples. Atualmente, há diversos tipos de exames e tratamentos que buscam identificar e tratar possíveis problemas de infertilidade . Entretanto pesquisadores suíços podem ter descoberto como engravidar com mais facilidade depois de realizem um extenso estudo sobre o assunto.

Os especialistas do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, fizeram a análise de amostras de sêmen de 7.068 homens, com idade entre 25 e 40 anos, que estão passando por algum tratamento de fertilidade. Com as amostras, foi possível analisar a concentração espermática, a contagem total de espermatozoides, a motilidade progressiva e a morfologia normal, tudo para saber como engravidar de forma mais fácil.

A conclusão do estudo é que os casais devem fazer sexo por volta das 7h30 da manhã, a explicação dada pelos cientistas europeus é que os espermatozoides têm o próprio relógio interno e que eles são mais potentes nas primeiras horas da manhã. Outra descoberta é que o esperma apresenta tamanho e formas mais saudáveis para a fertilização nos meses de março, abril e maio – que na Suíça é primavera e no Brasil é verão/outono.

Nesse período de primavera, as chances de engravidar aumentam porque, segundo o estudo, nesse período o homem tem uma concentração maior de espermatozoides . Já no verão suíço, os pesquisadores notaram que houve declínios significativos na qualidade no esperma, e isso pode estar relacionado com as altas temperaturas.

A autora do estudo, Brigitte Leeners, acredita que a descoberta de que a qualidade do esperma é maior pela manhã pode melhorar as chances de fertilização natural . Fora isso, a especialista fala que isso também pode ajudar a aumentar as chances de engravidar através de um tratamento de fertilidade .

Como engravidar: dificuldades e problemas com homens e mulheres

Esses dados trazem uma esperança para as muitas pessoas que sofrem devido a problemas de infertilidade. Cerca de um a cada sete casais não conseguem conceber um filho de forma natural, e estudos indicam que metades desses casos estão relacionados com a má qualidade do sêmen.

Guilherme Wood, médico urologista e especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva, explica que o exame de espermograma é muito importante para uma fertilização in vitro , por isso, é importante pensar em melhores formas de coleta. “A contagem de espermatozoides em homens no mundo todo diminuiu pela metade nos últimos 50 anos. Isso é muito preocupante quando estamos falando de tratamentos de fertilidade.”

Mesmo esse estudo contando com um número considerável de participantes, é preciso ter cautela, pois, de acordo com o Wood, nem sempre o problema de fertilidade está concentrado apenas no homem. “O estudo traz informações que podem ajudar muitos casais a entender como engravidar , mas é preciso investigar todos os elementos do casal, para realizar os exames corretos e encontrar as justificativas para essa dificuldade”, finaliza o urologista.


 

 

 

 

Com informações de IG.




Tópicos Recentes