19/10/2018 as 06:26

Uma história de amor, aventura e magia

Política Online

Política
Por Junior Valadares
<?php echo $paginatitulo ?>

O amor é lindo, tão lindo, nada pode ser mais lindo, do que o amor que unia os hoje divergentes Senador Valadares (PSB) e o ex-governador de Sergipe Jackson Barreto (MDB). Era uma daquelas parcerias tão lindas, que não podia terminar da forma que terminou, hoje é bem mais fácil lembrar e cantar entre Tapas e Beijos de autoria do cantor Nilton Lamas, quando se fala da relação existente entre os dois. Valadares e Jackson tinham uma historia juntos para ser cantada em prosa e verso, foram parceiros e confidentes e se aventuraram juntos em varias eleições e momentos da história política de Sergipe, eram também divergentes, lembro da ocasião da intervenção na Prefeitura Municipal de Aracaju, quando Jackson não media palavras para acusar o então governador Antonio Carlos Valadares e o deputado estadual do Partido dos Trabalhadores Marcelo Déda de terem lhe traído, assisti também JB e Valadares trocarem juras de amor eterno, quando em campanhas anteriores eles pediam votos um para o outro; é realmente uma história de amor e ódio.  

Mas a danada da política separou o que era inseparável, hoje honestamente. Ganha um picolé de graviola quem se sentar na mesa rodeado por JB e Valadares, eles mais parecem Sol e Lua, água e azeite, não se encontram, não se misturam, mas quando o assunto é política, nada é impossível, quem sabe com a eleição de um dos seus pupilos ao governo do estado, eles ainda, um dia, quem sabe, podem dividir uma boa taça de vinho, eu acredito. Com a eleição do próximo governador no próximo dia 28 de outubro, os palanques devem ser desarmados e aí a danada da política pode reservar surpresas, a magia existente na relação entre os dois pode aflorar, com o nascimento de novas lideranças políticas sergipanas os dois experientes e bons caciques, devem comprar um bom pijama Calvin Klein e curtir a doce aposentadoria, mas claro devem servir como bons conselheiros para o novo governo, que terá como conselheiro Jackson Barreto se o governador Belivaldo Chagas (PSD) for eleito e Antonio Carlos Valadares se for eleito Valadares Filho. Experiência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, vou chamar o pacificador Antônio Nery meu compadre, para patrocinar o encontro.

CASSADO

Por cinco votos a dois o deputado eleito Talysson de Valmir (PR), o candidato que recebeu o maior quantitativo de votos nas eleições de 07 de outubro teve seu diploma cassado em julgamento ocorrido no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). De acordo com a assessoria do TRE, a decisão recebeu 5 votos favoráveis e dois contrários. A ação julgada, foi apresentada pela também deputada estadual eleita Maria Mendonça (PSDB) e faz referência à prática de abuso de poder econômico. Além disso, Talysson terá que pagar uma multa no valor de R$ 50 mil.Recursos contra a decisão ainda são cabíveis na esfera do próprio TRE e no TSE.

QUEM ASSUME

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por maioria de votos (4 x 3), cassou o registro/diploma de Talysson Barbosa Costa, eleito deputado estadual no último dia 7 de outubro (42.046 votos) pela coligação formada pelos partidos PSDB, PRB, PSC e PR, por conduta vedada a agente público. Com a decisão, a Comissão Apuradora das Eleições 2018 decidirá o procedimento adequado para definição de quem assumirá o lugar do candidato cassado. A representação foi apresentada por Maria Vieira de Mendonça, candidata eleita ao cargo de deputada estadual em 2018 pela mesma coligação de Talysson, em desfavor de Valmir dos Santos Costa, prefeito do Município de Itabaiana/SE, e contra Talysson Costa, filho do primeiro representado.

IBOPE

O Ibope divulgou nesta quinta-feira (18) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição para governador em Sergipe. O levantamento foi realizado entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos. Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes: Belivaldo Chagas 58% contra Valadares Filho que obteve 42%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, foram entrevistados 812 eleitores entre os dias 15 a 17 de outubro, o levantamento foi registrado no TRE sob o n. SE-04381/2018 e no TSE sob o n. 00435/2018. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos, para mais ou para menos.

GEORGEO PASSOS

O deputado estadual Georgeo Passos, Rede, declarou a sua opção para o segundo turno na disputa pelo Governo de Sergipe. O parlamentar usou o pequeno expediente da sessão plenária desta quinta-feira, 18, para revelar que irá votar no candidato Valadares Filho, do PSB. O parlamentar explicou que esta decisão mantêm a linha de opositor ao Governo de Jackson Barreto e Belivaldo Chagas. “Nunca escondi o que acho dessa gestão, que tanto mal fez para o nosso Estado. E neste momento eu não tenho como me omitir”, declarou. “Decidi por Valadares Filho para evitar a continuidade do Governo Jackson Barreto, afinal, Belivaldo foi vice de Marcelo Déda e também vice de JB. Ou seja, ele representa a continuidade do governo da década perdida e já podemos ver isso neste curto período de gestão”, completou.

LUTA PELO PODER

O senador eleito Alessandro Vieira (Rede),  parece que não está nem aí para as criticas que recebeu do líder do governo do Estado na assembléia legislativa. Francisco Gualberto (PT), usou a tribuna para apontar a “incoerência, desfaçatez e oportunismo” de um integrante do partido Rede (o delegado e senador eleito Alessandro Viera), ao declarar apoio ao candidato Valadares Filho (PSB).  O senador eleito, afirmou que “ele está cumprindo um papel determinado pelo chefe. Uma traição à história de luta pelos trabalhadores. A luta hoje é pelo poder. Mas não vou gastar minha energia para responder. Essa turma vai ficar falando só. Eles têm pesquisas internas que mostram o crescimento de Valadares Filho”, disse Alessandro Vieira.

DATAFOLHA

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (18) uma nova pesquisa de intenção de votos para o segundo turno das eleições presidenciais. Jair Bolsonaro (PSL) continua na frente, com 59%. Fernando Haddad (PT) tem 41%. Vale ressaltar que esta pesquisa foi realizada antes do Jornal Folha de São Paulo noticiar um suposto esquema de caixa dois da campanha de Jair Bolsonaro envolvendo o aplicativo WhatsApp. Os eleitores brasileiros voltam às urnas no próximo dia 28 de outubro.

 

 

 




Tópicos Recentes