SEX APPEAL

27/04/2019 as 11:08

Falando de Sexo: a importância da higienização após o sexo

Colunistas Lúcia Pesca e Andréa Alves tiram dúvidas de leitores

Pexels/Divulgação<?php echo $paginatitulo ?>

Tomar banho após a relação sexual é necessário, mas não precisa correr para o banheiro. Higienizar o órgão sexual depois da transa ajuda a evitar, principalmente, infeções causadas por fungos, como a candidíase.

Também colabora para remover resíduos de sêmen e do excesso de lubrificante do preservativo. Mas, caso não tenha usado camisinha, a higiene também serve para retirar o muco da lubrificação natural da vagina junto com o resíduo de secreção espermática — substâncias que servem como meio de cultura para bactérias e fungos.

A flora bacteriana nos tecidos do pênis e da vagina fica maior após a relação, principalmente quando o período menstrual está perto. Caso esta flora esteja modificada por conta do pênis ou da vagina, há o risco de transmissão de doenças.

A higiene pode ser feita até em poucas horas após o sexo. Não precisa ser imediatamente! Porém nunca deixe para o dia seguinte.

Prevenção

Ainda assim, é bom lembrar que o banho não faz milagre. Se houver ejaculação dentro da vagina, não adianta ir para debaixo do chuveiro, lavar a vagina com água e sabão nem nada do tipo. Em poucos segundos depois da ejaculação, os espermatozoides já estão dentro do útero e trazem o risco de uma gravidez.

Além disso, lembrem-se de que existe suor na região pubiana. Por isso, dar uma lavada na área antes pode ser agradável para o seu par na hora da intimidade.

Sempre que der, procure fazer uma higienização do ânus após evacuar. O papel higiênico não retira toda a sujeira da região.

 

Com informações do NSC Total




Tópicos Recentes