SEX APPEAL

13/05/2019 as 18:01

Erros com a camisinha que você comete e que reduzem a sua eficácia

Você provavelmente acredita que sabe tudo o que há para saber sobre camisinha, certo? Bom, a verdade é que você provavelmente anda cometendo alguns erros com a camisinha há uns anos. Apesar de ser um dos contraceptivos mais rápidos e práticos, muitas pessoas a utilizam de um jeito errado.

<?php echo $paginatitulo ?>

Camisinhas são sua melhor defesa contra as DSTs e o HIV, e têm até 98% de eficácia em evitar a gravidez quando usadas corretamente. E é aí que mora o problema: na palavra “corretamente”.
Veja quais são os principais erros com a camisinha que você comete e que reduzem a sua eficácia: Não usar a camisinha durante toda a relaçã:
Quantas vezes você já começou a transar sem camisinha e só a vestiu quando estava perto de gozar? Bem, isso é um grande erro. Para que as camisinhas funcionem – tanto na prevenção da gravidez quanto na proteção contra DSTs-, elas precisam ser utilizadas por toda a duração do sexo — mesmo que você esteja usando outro método contraceptivo, como pílula anticoncepcional, por exemplo. Em um estudo realizado recentemente, apenas 59% das pessoas que usaram preservativos juntamente com outro método de controle da natalidade realmente usavam a camisinha o tempo todo (o restante só a colocava após algum contato genital ou a tiravam depois de terminar). O problema é que qualquer contato físico entre genitais (ainda que só com a pele) pode causar DSTs, sem contar que a penetração, mesmo sem o orgasmo masculino, pode causar gravidez. É relativamente difícil, mas pode acontecer e por isso este é um dos rrros com a camisinha mais comuns!
Não lubrificá-la
Muitas vezes, a gente acaba esquecendo de lubrificar a camisinha – principalmente aquelas com pouca lubrificação, o que é um erro, afinal, o látex pode reduzir a lubrificação natural, e o atrito pode irritar a mucosa vaginal. A dica, inclusive, é lubrificar a parte interna e externa da camisinha! Coloque uma gota de lubrificante dentro do preservativo e você vai sentir uma grande diferença na hora de transar. Alguns preservativos já vem lubrificados, mas adicionar um pouco de lubrificação extra pode melhorar ainda mais as coisas. Além disso, a lubrificação extra nos dois lados da camisinha também ajuda a prevenir rompimentos.
Usar loções e óleos com camisinhas de látex
Pensando em lubrificar a vagina com vaselina? Ou passar aqueles óleos de massagem pelas pernas e pela virilha? Então, é melhor mudar de ideia. Coisas como óleo de coco, loções, óleos para massagem e vaselina podem romper o látex. Então, use apenas lubrificantes à base de silicone ou água. Entre os erros com a camisinha, esse é um dos mais comuns.
Não checar a data de validade
Achou aquela camisinha velha escondida na carteira e acha uma boa ideia usar? Cheque a data de validade antes. Pois é: camisinhas vencem! Apesar de durarem bastante tempo, elas tem um prazo de validade e utilizá-las depois disso pode ser perigoso. Alguns preservativos que vêm com lubrificantes ou espermicidas têm um prazo de validade menor, portanto, confira o rótulo antes de usar.
Colocar a camisinha com o pênis meia-bomba
Para garantir que a camisinha não vai sair do lugar no meio do sexo, você precisa colocá-la com o pênis totalmente ereto. Dessa forma, você consegue esticá-la até a base do pênis com mais segurança e evitar que ela fique se mexendo durante a penetração – o que pode fazer com que ela vaze.
Não deixar um espaço vazio na ponta da camisinha
Sabe a pontinha da camisinha? Então, é importante que ela “respire” para evitar que a camisinha estoure. A ponta da camisinha é chamada de reservatório, e ela serve para conter o esperma após a ejaculação. Então, aperte a ponta quando você a colocar para que haja espaço para a ejaculação. Senão, o esperma pode derramar pelos lados. Muita gente não sabe!
Colocar a camisinha ao contrário
Pois é: existe um lado certo para você colocar camisinha. Se você acidentalmente colocar a camisinha ao contrário (com a borda para baixo em vez de para cima), ela provavelmente não irá se desenrolar completamente e, consequentemente, ela pode vazar. Se você fizer isso, é melhor trocar o preservativo e colocar uma camisinha nova porque a anterior poderá conter algum resíduo de líquido pré-ejaculatório.
Demorar para tirar a camisinha depois de gozar
A maioria dos homens perde a ereção logo depois de gozar. Por isso, tire a camisinha antes do pênis ficar mole, já que o fim da ereção deixa a camisinha frouxa, o que pode fazer com que o sêmen derrame ou a camisinha saia sozinha. Quando tirar o preservativo, segure a borda enquanto o retira para evitar vazamentos. Ah, e vale lembrar: dê um nó na boca da camisinha na hora de jogá-la fora – a sociedade agradece.
Achar que nenhuma camisinha serve para você
Não usar camisinha por acreditar que nenhuma é confortável o bastante para você é um dos principais e maiores erros com camisinha que você pode cometer. Há camisinhas de todos os tipos no mercado, opções para todas as necessidades! Existem camisinhas superfinas, com nervuras, pequenas, extralongas, com sabor, lubrificadas, que brilham no escuro e até veganas (sim, veganas!). As gratuitas, aliás, que são distribuídas nos postos de saúde também são extremamente eficazes, mas se você não se sentir bem com elas, há várias outras opções disponíveis no mercado!
Não usar o tamanho certo
A camisinha precisa desenrolar completamente até a base do pênis! Se isso não está acontecendo, provavelmente o preservativo está do tamanho errado para você. Além disso, ela não pode ficar apertada e nem desconfortável. A verdade é que preservativos dificilmente se rompem, portanto se isso já aconteceu algumas vezes com você, é provável que você esteja usando o tamanho errado. Por outro lado, se a camisinha parecer muito frouxa ou ela escorregar e sair sozinha, procure por um tamanho menor. Aliás, vale lembrar: o seu tamanho pode ser diferente em diferentes marcas, então, pesquise.
Achar que colocar a camisinha corta o tesão
Muitos caras broxam na hora de colocar a camisinha porque encaram o ato como um empecilho – o que é um dos maiores erros com a camisinha! Colocar a camisinha deve fazer parte das preliminares, deve ser excitante e estimulante. Não abra mão da comunicação, dos beijos e dos toques enquanto coloca a camisinha, transforme o ato!
Não trocar de camisinha quando mudar o tipo de sexo
Muitas pessoas ficam com a mesma camisinha quando mudam o tipo de sexo que estão praticando. Por exemplo: passou do sexo anal para o vaginal e vice-versa? Então, o ideal é trocar a camisinha. Isso ajuda a reduzir os riscos de DSTs e outras infecções.
Usar duas camisinhas ao mesmo tempo
Este é mais um dos erros com a camisinha bem comum – infelizmente. Colocar duas camisinhas não vai aumentar a proteção. Pelo contrário! Pode piorar as coisas e aumentar a chance da camisinha rasgar. Se sua camisinha romper ou sair sozinha e houver preocupações quanto a uma gravidez, basta ir atrás da pílula do dia seguinte.
Não experimentar a camisinha feminina
Os preservativos femininos têm 95% de eficácia na prevenção da gravidez quando usados corretamente, e aprovados pelo FDA na prevenção de DSTs e do HIV. Muitos homens costumam gostar da camisinha feminina porque a sensibilidade do pênis parece se intensificar durante o ato – da mesma forma, as mulheres também sentem uma diferença significativa no atrito, afinal, a camisinha neste caso fica “parada” enquanto o pênis se movimenta, diferentemente do que acontece com a camisinha masculina.
Não ir atrás de opções sem látex
Muitas pessoas têm alergia ao látex e, por isso, acabam não usando camisinha. Mas isso é um erro! Coceira e irritação depois de transar não é normal, e se isso também rola quando você transa com camisinha você provavelmente tem alergia ao látex – se, é claro, não for um sintoma de alguma DST. Mas a boa notícia é que existem alternativas. Você pode experimentar camisinhas de poli-isopreno como a Skyn ou a Durex Avanti Bare RealFeel ou camisinhas de poliuretano, como a Trojan Supra BareSkin. Pronto, com essas dicas você nunca mais vai cometer erros com a camisinha, arriscando uma gravidez indesejada ou uma DST!
 
Com informações manual do homem moderno



Tópicos Recentes