19/09/2018 as 14:28

A Decoração também passa pela mesa, você sabia?

Arquitetura e Decoração, Por Luize Correa

Arquitetura e Decoração

Arquitetura
Por Luize Correa
Fotos: (Pinterest, de acordo com a colunista).<?php echo $paginatitulo ?>

Oi pessoal, estava hoje pensando no que poderia falar para vocês, então me lembrei da arte da boa mesa. A alguns anos atrás era mais comum as famílias se sentarem a mesa para tomar café da manhã, almoçar e jantar. Hoje em dia as coisas estão mais complicadas, o corre, corre do dia, o trabalho, os horários que não batem... Então resolvi falar de decoração de mesa e o que significa cada elemento.

Quando eu era adolescente, isso já faz um tempo. Tínhamos aulas de etiqueta, essas aulas ensinavam as moças, sentar, servir, colocar uma mesa, saber gerir uma casa, vestir-se adequadamente para cada ocasião, o uso dos copos, pratos, talheres, baixelas, harmonização de comidas com bebidas... ai você vai me dizer: que antiquando, que pensamento machista, a mulher não nasceu para servir ao homem... concordo e descordo de todos esse pensamentos. As aulas de etiqueta me tiraram de várias encrencas ao longo de minha vida.

Como aqui não vai dar para falar sobre tudo de etiqueta, vou me focar nos itens da mesa. Hoje em dia temos vários serviços de mesa, que citarei alguns ao longo dessa coluna.

A decoração para mesas deve ser baixa, se todos forem sentar na mesa. Para que possam conversar e não ficar se sacudindo para enxergar quem está há sua frente. Caso seja uma mesa de buffet os arranjos podem ser mais altos.

Toalhas de mesa, passadeiras e jogos americanos são sempre bem-vindos na decoração da mesa. Podem ser usados juntos ou separados, tudo depende como você quer arrumar a mesa.

Sousplat é um prato maior, usado para que os pratos sejam acomodados em cima, além de decorar a mesa serve para aquele cisco ou grão que caiam do prato não sujar a tolha de mesa. Detalhe: não serve comida nele, tá.

Guardanapos de tecido, lembrem sempre de colocar um guardanapo de papel junto, para que as mulheres possam tirar o batom na hora de comer. Imagine o trabalho que da tirar batom de guardanapo de tecido. Esse guardanapo de papel fica dobrado ao lado do prato e o de tecido no colo. Nunca no pescoço como babador.

Talheres, temos vários tipos de talheres. Dica importante: em um jantar formal, você saberá quantos pratos serão servidos de acordo com os talheres. Outra dica, sempre comesse a usar os talheres de fora para dentro. De acordo com os talheres você também saberá se será servido, peixe, sopas ou massas.

Em um jantar formal os lugares podem ser marcados com cartõezinhos com o nome da pessoa. Prestem a atenção nos detalhes. Muitas vezes esses cartões sevem para a organização do serviço de mesa. Uma anfitriã sabe se seu convidado, tem dificuldades com algum tipo de alimento ou não come carne, tem alergia a mariscos... e para não constranger seu convidado prepara algo no mesmo estilo sem determinado ingrediente.

Não é só na decoração que está a arte de receber. Está nos detalhes. No carinho com seu convidado.

Os pratos, existem vários, raso, fundo, sobremesa, pires, bowl, para cada comida existe um prato adequado. Longe de mim dizer que precisamos ter todos os tipos de pratos. Mas sempre é bom está equipada para cada ocasião.

Copos e taças, existe uma infinidade de copos e taças, mas os mais usados são, taça de água, vinho tinto, vinho branco, espumante, licor, whisky, tequila... e muitos outros. Sempre brinco que a bebida fica melhor no copo correto.

  

 

Ainda temos as xicaras de chá e café, que hoje em dia temos vários modelos.

Ainda temos as mesas temáticas para eventos especiais, como, Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Pascoa, São João. Ufa... esse assunto é interminável. Tem tantas formas de receber.

Sentar na mesa com a família para as refeições é uma pratica que não deve ser deixada de lado, afinal quando nos alimentamos usamos todos os sentidos, o primeiro deles é a visão, comer em uma mesa posta e uma comida bonita, já da outro sabor, o segundo é o olfato, uma comida cheirosa, da fome a distância e terceiro é o paladar. Os três juntos se completam.

 

Luize Corrêa

(Designer de Interiores)

Tel (71) 988080047

Instagram @luizecorrea

E-mail luizecorrea@hotmail.com




Tópicos Recentes