SAÚDE

22/06/2022 as 08:28

Doses de reforço da vacina Janssen já estão disponíveis em Aracaju


foto: Myke Sena/ MS<?php echo $paginatitulo ?>

A Secretaria Municipal de Aracaju (SMS) anunciou no início da tarde desta terça-feira, 21, que a segunda e a terceira dose de reforço para quem foi imunizado inicialmente com a vacina Janssen, já estão disponíveis para aplicação em Aracaju. A orientação é que a população observe os intervalos recomendados.

De acordo com a SMS, aquelas pessoas que possuem entre 18 e 34 anos e já tomaram uma dose de reforço, poderão comparecer a um ponto de vacinação para receber o segundo reforço. Ou seja, ao final do esquema vacinal, o cartão de vacinação dessas pessoas deverá constar três doses – a inicial e os dois reforços.

Já para aquelas pessoas que possuem 35 anos ou mais e já tomaram duas doses de reforço, deverão tomar a terceira em um ponto de vacinação da capital. Ou seja, no caso desse público, ao final do esquema vacinal, haverá quatro doses registradas na carteirinha de vacinação – a inicial e os três reforços.

Além disso, esse público deve estar atento ao intervalo entre as doses, que é de 2 meses entre a dose inicial e o primeiro reforço e de 4 meses entre as demais doses. 

A SMS destacou que os reforços não necessariamente precisam ser com a própria Janssen, mas também podem ocorrer mediante a aplicação da Pfizer ou Astrazeneca. Gestantes ou puérperas devem tomar a vacina da Pfizer, no entanto, caso não haja doses disponíveis, o reforço pode ser feito com a CoronaVac.


Colunistas


Tópicos Recentes